Autor(es): Sara Virgínia Paiva Santos, Alcenir Roitman de Oliveira , Aline Ferreira de Brito , Bruna de Souza Diógenes , Gabriela Guimarães Ferreira , Joana Marques Lima , Juliana Nascimento de Alcântara , Priscila Silva Passos |
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INTRODUÇÃO: A
Fonoaudiologia como ciência busca o bem estar do indivíduo e da sua
comunidade, sendo assim vem ganhando espaço e crescendo aos poucos no
trabalho junto ao Sistema Único de Saúde. A Fonoaudiologia e a Saúde
Pública/Saúde Coletiva caminham juntas para investigar as características e
necessidades da população, sendo imprescindível que o profissional inserido
nesse contexto delineie estratégias de acordo com a comunidade na qual
intervém, subsidiado pelo diagnóstico institucional do local e pelo tracejo
do perfil epidemiológico dos usuários. OBJETIVO: verificar o perfil dos
usuários de um serviço público de Sergipe a fim de pensar estratégias que
possibilitem investigar as características e especificidades da população.
MÉTODOS: Para a realização do trabalho foi elaborado e posteriormente
analisado o Roteiro de Abordagem do Usuário do Centro de Saúde, a partir da
realidade local, o qual continha aspectos relativos à identificação,
conhecimento sobre a Fonoaudiologia e queixas relacionadas à mesma. O roteiro
foi aplicado individualmente, por oito estagiários do curso de fonoaudiologia
e uma fonoaudióloga. RESULTADOS: A amostra total foi de 162 pessoas,
obteve-se predomínio do sexo feminino com 94,4%; faixa etária predominante
entre 31 a 45 anos; a maioria das pessoas eram casadas, 58% e tinham dois
filhos, 30,2%. Dentre os serviços mais procurados destacou-se
Otorrinolaringologia com 20,3%, Neurologia (18%) e Endocrinologia com 16,8%.
No que diz respeito ao conhecimento do público em relação a Fonoaudiologia
58% dos usuários já tinham ouvido falar a respeito da profissão. A presença
de queixa fonoaudiológica mostrou-se presente em 70,9% das pessoas
entrevistadas, sendo que a maioria dos usuários trouxe mais de uma queixa;
dentre as áreas da Fonoaudiologia a Linguagem foi a mais citada (38,5%).
DISCUSSÃO: Através da aplicação do referido roteiro pôde-se perceber que o
conhecimento da fonoaudiologia está associada a alguma área de atuação, que o
fonoaudiólogo ainda é confundido com profissionais de outras áreas de saúde;
ainda há necessidade de maior divulgação da profissão, uma vez que o número
de queixas fonoaudiológicas foi elevado e a procura do profissional
(referida) pequena. A abordagem promoveu multiplicadores dos conhecimentos
assimilados a cerca da fonoaudiologia. CONCLUSÕES: o levantamento do perfil
dos usuários é de fundamental importância uma vez que as estratégias traçadas
devem ter enfoque na realidade da comunidade em questão.
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Dados de publicação Página(s) : p.1381 URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa |
sexta-feira, 15 de abril de 2016
VERIFICAÇÃO DO PERFIL FONOAUDIOLOGICO DE USUARIOS DE UM SERVIÇO PUBLICO DE ARACAJU-SE
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