sexta-feira, 15 de abril de 2016

VERIFICAÇÃO DO PERFIL FONOAUDIOLOGICO DE USUARIOS DE UM SERVIÇO PUBLICO DE ARACAJU-SE


Autor(es): Sara Virgínia Paiva Santos, Alcenir Roitman de Oliveira , Aline Ferreira de Brito , Bruna de Souza Diógenes , Gabriela Guimarães Ferreira , Joana Marques Lima , Juliana Nascimento de Alcântara , Priscila Silva Passos


INTRODUÇÃO: A Fonoaudiologia como ciência busca o bem estar do indivíduo e da sua comunidade, sendo assim vem ganhando espaço e crescendo aos poucos no trabalho junto ao Sistema Único de Saúde. A Fonoaudiologia e a Saúde Pública/Saúde Coletiva caminham juntas para investigar as características e necessidades da população, sendo imprescindível que o profissional inserido nesse contexto delineie estratégias de acordo com a comunidade na qual intervém, subsidiado pelo diagnóstico institucional do local e pelo tracejo do perfil epidemiológico dos usuários. OBJETIVO: verificar o perfil dos usuários de um serviço público de Sergipe a fim de pensar estratégias que possibilitem investigar as características e especificidades da população. MÉTODOS: Para a realização do trabalho foi elaborado e posteriormente analisado o Roteiro de Abordagem do Usuário do Centro de Saúde, a partir da realidade local, o qual continha aspectos relativos à identificação, conhecimento sobre a Fonoaudiologia e queixas relacionadas à mesma. O roteiro foi aplicado individualmente, por oito estagiários do curso de fonoaudiologia e uma fonoaudióloga. RESULTADOS: A amostra total foi de 162 pessoas, obteve-se predomínio do sexo feminino com 94,4%; faixa etária predominante entre 31 a 45 anos; a maioria das pessoas eram casadas, 58% e tinham dois filhos, 30,2%. Dentre os serviços mais procurados destacou-se Otorrinolaringologia com 20,3%, Neurologia (18%) e Endocrinologia com 16,8%. No que diz respeito ao conhecimento do público em relação a Fonoaudiologia 58% dos usuários já tinham ouvido falar a respeito da profissão. A presença de queixa fonoaudiológica mostrou-se presente em 70,9% das pessoas entrevistadas, sendo que a maioria dos usuários trouxe mais de uma queixa; dentre as áreas da Fonoaudiologia a Linguagem foi a mais citada (38,5%). DISCUSSÃO: Através da aplicação do referido roteiro pôde-se perceber que o conhecimento da fonoaudiologia está associada a alguma área de atuação, que o fonoaudiólogo ainda é confundido com profissionais de outras áreas de saúde; ainda há necessidade de maior divulgação da profissão, uma vez que o número de queixas fonoaudiológicas foi elevado e a procura do profissional (referida) pequena. A abordagem promoveu multiplicadores dos conhecimentos assimilados a cerca da fonoaudiologia. CONCLUSÕES: o levantamento do perfil dos usuários é de fundamental importância uma vez que as estratégias traçadas devem ter enfoque na realidade da comunidade em questão.


Dados de publicação
Página(s) : p.1381
URL (endereço digital) :
 http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa 




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