INTRODUÇÃO: São escassos na literatura trabalhos interdisciplinares de
casos referentes à Síndrome de Seckel (SSK), uma afecção congênita, de
provável herança autossômica recessiva, conhecida como Nanismo com perfil
de pássaro, descrita por Helmut Seckel, em 1960 (DELGADO, R. et al, 2005).
É caracterizada por diversas manifestações clínicas das quais citamos:
microcefalia, estrabismo, hipoplasia maxilar, múltiplas alterações no
esqueleto, retardo mental, face assimétrica, nariz grande e encurvado em
alguns casos e micrognatia (KARAM, S.M., LEPSEN, J., HALPERN, R., FREITAS,
V.A., 1998). OBJETIVO: descrever achados das avaliações clínicas
fonoaudiológica, psicológica e fisioterepêutica de paciente com diagnóstico
neuropediátrico de Síndrome de Seckel. MÉTODO: paciente, sexo feminino, 11
anos de idade, raça branca, estudante do 1° ano, nascida de 32 semanas em
sala de espera, parto natural, baixo peso (1,3 kg), apresentou hipóxia,
icterícia fisiológica e hipoplasia genital, permaneceu em incubadora 45
dias e fez uso de sonda orogástrica. A paciente foi atendida no Setor de
Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju-APAE/Se,
submetida a avaliações individuais, nos consultórios da instituição, por
duas Fonoaudiólogas, uma Psicóloga e uma Fisioterapeuta. Na avaliação
fonoaudiológica (Fga) observou-se: na linguagem oral (LggO): habilidades de
comunicação e processos perceptuais, visual e auditivo, funções cognitivas,
os níveis lingüísticos e fala, na linguagem escrita (LggE): leitura e
escrita, o raciocínio lógico-matemático (RLM), na avaliação da motricidade
orofacial (MO): morfologia dos OFA, tipo facial e desempenho nas funções
estomatognáticas. Na avaliação psicológica (Psicol) observou-se capacidade
intelectual (Ci) através da investigação do Vocabulário, Compeensão e
Dígitos e o desenvolvimento psicológico (Dp), através da observação da
estruturação psíquica. Na avaliação fisioterapêutica (Ftp) observou-se a
postura corpórea (esqueleto) nas visões anterior (Pva), lateral (Pvl) e
posterior (Pvp), estatura e membros. Foi assinado Termo de Consentimento,
de acordo com resolução 196/96-CNS para realização dessa pesquisa.
RESULTADOS: os seguintes itens das avaliações encontraram-se alterados:
Fga: LggO: funções cognitivas: atenção, memória e orientação
espaço-temporal, níveis lingüísticos: semântica, morfossintaxe e fonologia,
fala: articulação, e voz, LggE: leitura: tipo pausada, nível alfabético,
escrita: nível 4 silábico-alfabético, RLM: baixa resolução de problemas e
raciocínio lógico, oral e escrito, MO: morfologia: malformação uvular,
alterações oclusais e do perfil facial, micrognatia e assimetria facial, as
funções orofaciais mostraram-se funcionais. Psicol: Ci: atrasos moderados,
Dp: alteração nas bases afetiva, cognitiva e social, caracterizando
estruturação psíquica aquém em relação a idade cronológica. Ftp: Pva:
cabeça anteriorizada, ombro esquerdo deprimido, projeção abdominal
anterior, ausência de supinação de antebraços, Pvl: cabeça anteriorizada,
hiperlordose, hipercifose, ombros deprimidos, Pvp: escápulas aladas,
hipercifose, hiperlordose, escoliose dorso lombar destro convexa e ombro
esquerdo deprimido, baixa estatura e alteração nos pés. CONCLUSÃO: os
resultados das avaliações se complementam e não diferem dos achados na
literatura pesquisada, mostraram alterações importantes, que exigem atuação
multidisciplinar para o paciente com SSK. Faz-se necessário visualizar o
paciente além dos seus aspectos sindrômicos, considerando a sua
subjetividade, para a oferta de estimulação coerente com as suas
necessidades promovendo, assim, autonomia do sujeito e sua inclusão social.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário