sexta-feira, 15 de abril de 2016

A SÍNDROME DE SECKEL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: AVALIAÇÕES FONOAUDIOLÓGICA, PSICOLÓGICA E FISIOTERAPÊUTICA


Autor(es) / Coautor(es) :  Sara Virgínia Paiva Santos, Karinne Melo Santiago de Lima, Renata Matos Carvalho, Queli Jamile Vasconcelos


INTRODUÇÃO: São escassos na literatura trabalhos interdisciplinares de casos referentes à Síndrome de Seckel (SSK), uma afecção congênita, de provável herança autossômica recessiva, conhecida como Nanismo com perfil de pássaro, descrita por Helmut Seckel, em 1960 (DELGADO, R. et al, 2005). É caracterizada por diversas manifestações clínicas das quais citamos: microcefalia, estrabismo, hipoplasia maxilar, múltiplas alterações no esqueleto, retardo mental, face assimétrica, nariz grande e encurvado em alguns casos e micrognatia (KARAM, S.M., LEPSEN, J., HALPERN, R., FREITAS, V.A., 1998). OBJETIVO: descrever achados das avaliações clínicas fonoaudiológica, psicológica e fisioterepêutica de paciente com diagnóstico neuropediátrico de Síndrome de Seckel. MÉTODO: paciente, sexo feminino, 11 anos de idade, raça branca, estudante do 1° ano, nascida de 32 semanas em sala de espera, parto natural, baixo peso (1,3 kg), apresentou hipóxia, icterícia fisiológica e hipoplasia genital, permaneceu em incubadora 45 dias e fez uso de sonda orogástrica. A paciente foi atendida no Setor de Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju-APAE/Se, submetida a avaliações individuais, nos consultórios da instituição, por duas Fonoaudiólogas, uma Psicóloga e uma Fisioterapeuta. Na avaliação fonoaudiológica (Fga) observou-se: na linguagem oral (LggO): habilidades de comunicação e processos perceptuais, visual e auditivo, funções cognitivas, os níveis lingüísticos e fala, na linguagem escrita (LggE): leitura e escrita, o raciocínio lógico-matemático (RLM), na avaliação da motricidade orofacial (MO): morfologia dos OFA, tipo facial e desempenho nas funções estomatognáticas. Na avaliação psicológica (Psicol) observou-se capacidade intelectual (Ci) através da investigação do Vocabulário, Compeensão e Dígitos e o desenvolvimento psicológico (Dp), através da observação da estruturação psíquica. Na avaliação fisioterapêutica (Ftp) observou-se a postura corpórea (esqueleto) nas visões anterior (Pva), lateral (Pvl) e posterior (Pvp), estatura e membros. Foi assinado Termo de Consentimento, de acordo com resolução 196/96-CNS para realização dessa pesquisa. RESULTADOS: os seguintes itens das avaliações encontraram-se alterados: Fga: LggO: funções cognitivas: atenção, memória e orientação espaço-temporal, níveis lingüísticos: semântica, morfossintaxe e fonologia, fala: articulação, e voz, LggE: leitura: tipo pausada, nível alfabético, escrita: nível 4 silábico-alfabético, RLM: baixa resolução de problemas e raciocínio lógico, oral e escrito, MO: morfologia: malformação uvular, alterações oclusais e do perfil facial, micrognatia e assimetria facial, as funções orofaciais mostraram-se funcionais. Psicol: Ci: atrasos moderados, Dp: alteração nas bases afetiva, cognitiva e social, caracterizando estruturação psíquica aquém em relação a idade cronológica. Ftp: Pva: cabeça anteriorizada, ombro esquerdo deprimido, projeção abdominal anterior, ausência de supinação de antebraços, Pvl: cabeça anteriorizada, hiperlordose, hipercifose, ombros deprimidos, Pvp: escápulas aladas, hipercifose, hiperlordose, escoliose dorso lombar destro convexa e ombro esquerdo deprimido, baixa estatura e alteração nos pés. CONCLUSÃO: os resultados das avaliações se complementam e não diferem dos achados na literatura pesquisada, mostraram alterações importantes, que exigem atuação multidisciplinar para o paciente com SSK. Faz-se necessário visualizar o paciente além dos seus aspectos sindrômicos, considerando a sua subjetividade, para a oferta de estimulação coerente com as suas necessidades promovendo, assim, autonomia do sujeito e sua inclusão social.

Dados de publicação
Página(s) :
 p.3329
URL (endereço digital) :
 http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário