Autor(es) / Coautor(es) : SARA VIRGINIA PAIVA SANTOS, Sara Virgínia Paiva
Santos1,2,4, Ubiratan Rios Santos6,5, Joane Souza da Rocha7, Ludimila Menezes
Rodrigues5, Queli Jamile Vasconcelos1,4,3, Jemima Santos Silva2,4,3
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INTRODUÇÃO: A literatura revela que os indivíduos com Síndrome de Down (SD) apresentam desenvolvimento lingüístico e cognitivo atrasado em relação às demais crianças (ANDRADE, R.V., LIMONGI, S.C.O., 2007). A comunicação na SD é muitas vezes prejudicada devido a dificuldades nos aspectos fonológico, sintático e semântico da linguagem (PORTO-CUNHA, E., LIMONGI, S.C.O., 2008). OBJETIVO: descrever achados da observação dos aspectos cognitivos, habilidades interativas/sociais e do desenvolvimento da comunicação em 3 crianças com diagnóstico de SD. MÉTODO: foram avaliadas 3 crianças com SD, com 2 anos e 3 meses de idade, 2 do sexo feminino (S1 e S2) e 1 do sexo masculino (S3). Todas foram atendidas no Setor de Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju-APAE/Se. Os parâmetros utilizados na avaliação, sugeridos por Zorzi, J. 1999, para todos os pacientes da amostra, foram 3: Aspectos Cognitivos (Acog), que englobam: esquemas de interação, nível de desenvolvimento do simbolismo, atribuição de significados e habilidades de imitação vocal e motora, Habilidades interativas/sociais (His), observando: presença de indícios de comportamentos interativos intencionais e funções de comportamentos comunicativos, e o Desenvolvimento da Comunicação (Dcom), que visibiliza os níveis de desenvolvimento e os recursos expressivos empregados na comunicação. Foi respeitada a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, com aposição de assinatura, pelos responsáveis, no Termo de Consentimento para a realização dessa pesquisa. RESULTADOS: obtiveram-se os seguintes achados: S1: Acog: observou-se interesse pelos objetos, explorando-os a partir de poucas ações de modo rápido e superficial, atribuição de significados práticos, imitação motora e ausência de imitação vocal, His: dirige comportamentos aos outros não-verbais, com a finalidade de responder as tentativas de interação externas e uso de função regulatória não verbal, Dcom: atitudes comunicativas não intencionais reativas e utilização de recursos vocais não simbólicos. S2: Acog: observou-se interesse pelos objetos, explorando-os separadamente e de modo diversificado agindo de diferentes maneiras sobre eles, presença de esquemas simbólicos e atribuição de significados simbólicos ligados ao próprio corpo, imitação vocal/sonora, e motora de ações com objetos e reprodução de modelos ausentes, His: insiste nos comportamentos comunicativos quando não observa reação imediata às suas iniciativas de interação, uso de função regulatória, de atrair atenção sobre si mesma, Dcom: atitudes comunicativas intencionais convencionais com tímida utilização de comunicação lingüística, uso de recursos verbais não sistemáticos. S3: Acog: observou-se interesse pelos objetos explorando-os a partir de poucas ações de modo rápido e superficial, uso convencional dos objetos e atribuição de significados práticos, imitação motora e ausência de imitação vocal, His: dirige comportamentos aos outros não-verbais, com a finalidade de responder as tentativas de interação externas e uso de função regulatória não verbal, Dcom: atitudes comunicativas não intencionais, com comportamentos ativos e utilização de recursos expressivos gestuais não-simbólicos. CONCLUSÃO: todos os pacientes da amostra encontram-se na Fase do Desenvolvimento Cognitivo Sensório-motora, porém em etapas diferentes, da mesma forma que observado para os Níveis do Desenvolvimento da Comunicação. É preciso ver o sujeito além dos seus aspectos sindrômicos, sempre alerta para o seu real desempenho e suas potencialidades.
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sexta-feira, 15 de abril de 2016
AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS COGNITIVOS, HABILIDADES INTERATIVAS/SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS PEQUENAS COM SÍNDROME DE DOWN
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