Amanda Louize Félix MENDES1
Sara Virgínia Paiva SANTOS1
Danilo Augusto de Holanda FERREIRA2
Maria Fabiana Bonfim de LIMA-SILVIA3
1 Mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde pela UFS, Lagarto (SE);
2 Professor do IFPB, João Pessoa (PB);
3 Professora da UFPB, João Pessoa (PB).
amanda.louiize@gmail.com
RESUMO: Os distúrbios da voz são definidos como qualquer alteração da produção vocal, podendo se caracterizar por uma desordem funcional e/ou orgânica do trato vocal. Entretanto, nem todos os professores que apresentam sintomas vocais consideram suas vozes como indicativo de distúrbios da voz. O objetivo deste estudo foi identificar o possível risco para distúrbios da voz baseado na autorreferência a sintomas vocais de professoras. A amostra foi constituída por 27 professoras do ensino fundamental I de quatro escolas da rede pública, selecionadas de forma não probabilística e por conveniência. Para levantamento dos sintomas vocais, foi utilizado o “Índice de Triagem para Distúrbio de Voz”. Foi realizada análise descritiva dos dados encontrados. Foi verificado maior referência em relação aos sintomas de garganta seca (18 – 66,7%), pigarro (15 – 51,9%), tosse seca e cansaço ao falar (13 – 48,1%), rouquidão e voz grossa (12 – 44,4%). Dentre as participantes desta pesquisa 15 (55,5%) pontuaram entre 0 e 4 sintomas, enquanto 12 (45,5%) obtiveram pontuação variando entre 5 e 10, indicando risco para distúrbios da voz. Conclui-se que houve indicativo para distúrbios da voz em 12 professoras. Os sintomas vocais mais relatados foram garganta seca, pigarro, tosse seca, cansaço ao falar, rouquidão e voz grossa.
Palavras-chave:Fonoaudiologia. Saúde do trabalhador. Avaliação de sintomas.
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DISTÚRBIOS DA VOZ EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAPÍTULO 30
http://www.sinasama.com.br/principal.php
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