Autor(es): Macella Ferreira Bomfim Cabral, Sara Virginia Paiva Santos, Luciana Nunes Silva
INTRODUÇÃO: Intervenções fonoaudiológicas na área de Saúde Coletiva propiciam um ambiente para a construção da interdisciplinaridade, competência esta que exige um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. A integração entre os diferentes setores e especialidades presentes no local favorece o funcionamento da Instituição e traz benefícios para a população.
OBJETIVO: Evidenciar de que modo ocorreu a interdisciplinaridade a partir das intervenções propostas pelo Estágio de Fonoaudiologia na Saúde Coletiva da Universidade Federal de Sergipe. MÉTODOS: Foram realizadas quatro intervenções fonoaudiológicas entre os meses de março a maio de 2012 previamente planejadas após diagnostico institucional. Os estagiários e supervisora realizaram um trabalho conjunto com os seguintes profissionais: Psicopedagoga, Assistente Social, Fonoaudióloga do local e a coordenadora do serviço, planejando as ações no contexto da realidade do local e a partir dessa interdisciplinaridade foram usados materiais como: panfletos, livretos, confecção de brinquedos e folders para facilitar a compreensão dos indivíduos. Participaram centenas de sujeitos no decorrer das intervenções, sendo os adultos a maior parte desta população. RESULTADOS: Houve, a partir da inserção dos estagiários da Fonoaudiologia e parceria entre todas as áreas já citadas, um movimento de aproximação que auxiliou as atuações de diferentes maneiras. A Fonoaudiologia e Psicopedagogia realizaram intervenção e confeccionaram materiais para serem usados com os usuários do serviço. O Serviço Social facilitou o processo de encaminhamentos
para outros lugares que possuíam serviço gratuito da Fonoaudiologia no Estado de Sergipe. A coordenadora do Serviço fornecia apoio constante e sugeria idéias de campanhas e por fim, as atendentes reconheceram o trabalho desenvolvido a partir da assistência dada às mesmas na chamada aos pacientes, diminuindo o ruído local e evitando abusos vocais. DISCUSSÃO: Através da relação
interdisciplinar entre os profissionais do serviço e os estagiários, pode-se conhecer a demanda do serviço para diagnóstico institucional preciso, e pensar condutas contextualizadas e de acordo com a realidade local dos usuários. Diversos pacientes foram encaminhados para atendimento fonoaudiológico no hospital da universidade que dispõe de bateria completa de exames
audiológicos, diferentemente do serviço público em questão. O auxílio dos estagiários no funcionamento da chamada favoreceu a dinâmica vocal das funcionárias e acelerou o fluxo de pacientes. CONCLUSÃO: A Interdisciplinaridade entre os profissionais do serviço e os estagiários da fonoaudiologia favoreceu o sucesso das abordagens realizadas, reafirmando a necessidade da parceria
para o planejamento e organização das ações. A fonoaudiologia deve sempre mais ressignificar a sua atuação nos serviços de saúde visando qualidade de vida para a comunidade.
Dados de publicação
Página(s) : p.2041
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa
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