quinta-feira, 21 de abril de 2016

Estimule a Linguagem na Criança: Compreensão e Expressão Verbal_Destinado aos Pais e Cuidadores de Crianças

Estimule a Linguagem na Criança:

Compreensão e Expressão Verbal

Destinado aos Pais e Cuidadores de Crianças




Atividades que favorecem o desenvolvimento da Compreensão Verbal:

● Associem o gesto à fala, em expressões do cotidiano: “tchau, vem cá, ali, aqui, eu, você”;
● Digam o nome das coisas e objetos que o rodeia, por categorias, de forma aumentar o vocabulário: partes do corpo (enquanto se veste ou toma banho), peças de roupa (à medida que se veste ou que se despe), alimentos (quando faz compras, cozinha ou durante as refeições), nomes de locais que vai com freqüência (a escola, a sua casa, a dos avós, o supermercado, etc), animais, cores (da roupa, dos lápis, etc);
● Recortem figuras de revistas/folhetos e colem num caderno (folhas brancas), agrupando por categorias;
● Joguem o “jogo de categorias”: primeiro definir a categoria (por exemplo: animais) e depois cada jogador nomeia um elemento (por exemplo: cão, gato, pato...);
● Joguem o “jogo de contrários”: peça à criança para completar as frases (por exemplo: o contrário de grande é..., o contrário de quente é...) e dê exemplos: elefante (grande)/rato (pequeno); sopa (quente)/gelado (frio);
● Descrevam o que estão a fazer, a ver, ouvir e/ou sentir;
● Brincar ao “para que serve?” em que a criança descubra para que servem os objetos (bebo água no..., corto o pão com a..., penteio o cabelo com o..., lavo as mãos na...).



Atividades que favorecem o desenvolvimento da Expressão Verbal:

● Contar história, fazer em conjunto com o pai ou a mãe, em que um deles lê uma página do livro e o filho conta o que acontece na seguinte;
● Ser a criança a contar a história (noite) aos pais, utilizando livros que predominem imagens;
● Aprender canções simples, pouco elaboradas e cantá-las na hora do banho ou da brincadeira, ao deitar, no carro, etc;
● Relatar em conjunto como correu o vosso dia de trabalho, de forma a que ele também conte o que aconteceu na escola;
● Fazer desenhos e criar a história deles, por escrito (pai ou mãe) ou oralmente;
● Contar uma história conhecida sem ajuda de ilustrações, como “Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Cinderela”, etc;
● Brincar ao jogo simbólico/o jogo do ”faz de conta”;
● Dar pistas verbais, para que a criança descubra do que estão a falar. Por exemplo: é amarelo, é quente, é redondo, vive no céu... é o sol;
● Aprender rimas e cantá-las.



Nenhum comentário:

Postar um comentário