Autor(es): Sara Virgínia Paiva Santos, Alcenir Roitman de Oliveira, Aline
Ferreira de Brito, Bruna de Souza Diógenes, Gabriela Guimarães Ferreira,
Joana Marques Lima, Juliana Nascimento de Alcântara, Priscila Silva Passos
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INTRODUÇÃO: Inserido em instituições de saúde pública, o Fonoaudiólogo
tem a possibilidade de desenvolver ações que envolvam a comunidade de forma
geral, nas mais diversas áreas da Fonoaudiologia. As práticas de promoção e
prevenção de saúde possibilitam um processo de capacitação da comunidade para
atuar na melhoria de sua qualidade de vida com participação, autonomia e
criatividade.
OBJETIVO: descrever experiências positivas num serviço público de Saúde, durante um período de quatro meses de intervenção fonoaudiológica durante o primeiro semestre de 2011. METODOLOGIA: foi realizado diagnóstico institucional e planejamento das ações antes das intervenções. Constituiu a amostra os usuários e os funcionários que freqüentaram o local durante o período de 4 meses. Foram realizadas 04 intervenções cada uma versando uma área da fonoaudiologia: linguagem(L), audiologia(A), motricidade orofacial(M) e voz(V). As intervenções foram mensais com durabilidade de 04 horas, cada. Os espaços utilizados compreenderam ambientes abertos e fechados: salas de espera, recepções e auditório. Os instrumentos utilizados foram experienciados em associações: panfletos, palestra e teatro (A1), panfletos, palestra e cartazes (A2), panfletos, palestra e vídeo/imagem (A3), palestra e dinâmica (A4). Participaram 08 estagiários do curso de Fonoaudiologia e uma Fonoaudióloga. RESULTADOS: O público total alcançado foi de 930 usuários durante as intervenções. Na primeira campanha(A1) foram abordados 280 usuários sendo 145 durante as palestras; na segunda intervenção(A2) foram 500 usuários atingidos com panfletagem sendo 300 os alcançados durante as palestras; na terceira intervenção(A3) foram atingidos 50 pessoas, e na quarta (A4) foram cerca de 100. A A3 foi melhor apreciada e a A4 foi a que mais motivou a participação dos usuários. Durante as abordagens grande parte da população ainda desconhecia a fonoaudiologia e suas áreas de atuação. Observou-se ampla participação da população através de questionamentos e partilha de experiências vivenciadas. Foi disponibilizada maior quantidade de panfletos para a segunda intervenção. DISCUSSÃO: As atividades de intervenção possibilitaram ampla participação da comunidade através dos seus questionamentos e melhor entendimento acerca das ações de promoção e prevenção da saúde em Fonoaudiologia. A segunda campanha atingiu o maior número de usuários. Todos os recursos utilizados foram benéficos e eficientes para o trabalho desenvolvido. CONCLUSÃO: A atuação fonoaudiológica é uma importante ferramenta de orientação e capacitação da comunidade uma vez que reforça a possibilidade de atuação do fonoaudiólogo baseada na realidade social vivenciada pela comunidade que atende. |
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Dados de publicação Página(s) : p.788 URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa |
sexta-feira, 15 de abril de 2016
PRÁTICAS FONOAUDIOLÓGICAS NA SAÚDE COLETIVA
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