Autor(es) / Coautor(es) : Laura Giotto Cavalheiro, Laura Giotto Cavalheiro, Sara Virgínia Paiva Santos, Queli jamile Vasconcelos, Carla Monique de Santana Correia, Deane Carneiro da Costa
INTRODUÇÃO: A escassez de estudos descrevendo o desempenho no processo
terapêutico do afásico é evidente e impulsiona pesquisas na área, uma vez que
colabora para escolha da abordagem a ser utilizada durante o processo de reabilitação, o que favorece a qualidade de vida dos
pacientes. OBJETIVO: descrever o desempenho lingüístico de paciente com
diagnóstico de Afasia Amnésica, com passado de acidente vascular cerebral isquêmico, a partir da utilização da Abordagem terapêutica
Discussiva. MÉTODOS: estudo de caso de paciente, sexo feminino, 62 anos,
passado de AVCi isquêmico há 5 anos, hemiparésica à esquerda. Trilingüe, 3° grau completo, hábito de leitura cotidiana e independente para
AVDs referiu queixa de não conseguir encontrar as palavras e dificuldade de
planejamento com conseqüente afastamento do trabalho. Apresentou alterações semânticas como discreto prejuízo no acesso lexical –
anomias, paráfrases e parafasias semânticas; alteração de memória imediata
auditiva e visual, de orientação espacial e de raciocínio lógico-matemático, com preservação da fluência, compreensão e da leitura oral
e escrita. Foram realizadas 09 sessões terapêuticas a partir da abordagem
discussiva, com ênfase na reconstrução da linguagem a partir de situações contextualizadas, otimização do acesso lexical,
estimulação das habilidades cognitivas memória e raciocínio
lógico-matemático. Para isso utilizou-se da construção e recontagem de
histórias, seqüencialização de eventos, criação de imagem mental, interpretação de
mapas, operações mentais e evocação máxima de palavras em 1 minuto, por
categorias semânticas pré-estabelecidas. O prompting foi utilizado em alguns momentos para motivação. Pesquisa desenvolvida na Clínica
Escola de Fonoaudiologia do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE,
Salvador-Ba. A paciente assinou Termo de Consentimento com a presente pesquisa. RESULTADOS: a abordagem foi motivadora
e garantiu boa adesão ao tratamento. Obtiveram-se resultados positivos no
processo terapêutico como eliminação das alterações semânticas, acesso lexical eficiente na conversação e otimização
das habilidades cognitivas. O desempenho satisfatório garantiu a reintegração
social da paciente e concomitante satisfação auto-referida. CONCLUSÃO: a terapia fonoaudiológica é de fundamental importância para a
melhoria da qualidade de vida de indivíduos lesionados cerebrais como os
afásicos. A utilização da abordagem terapêutica discussiva mostrou-se eficaz no desempenho lingüístico do paciente em estudo
garantido-lhe satisfação e reinserção social o que sugere e instiga a
utilização e relato da abordagem em demais casos de sujeitos afásicos amnésicos.
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Dados de publicação Página(s) : p.1996 URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa |
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