quinta-feira, 21 de abril de 2016

Atraso de linguagem em crianças: ACONSELHAMENTO AOS PAIS


A melhor maneira da criança aprender sobre as coisas do mundo é fazendo ela interagir com o mundo que a cerca. Se seu filho ainda não conseguiu falar, ele será treinado por você a aprender a explorar o mundo e a saber como interagir nele através da linguagem.

Lista de atividades para serem trabalhadas em casa através do uso dos sentidos, da presença ou ausência das coisas e da obtenção de uma atenção concentrada.

Audição (de sons da fala)
- Fale o tempo todo com seu filho quando estiverem juntos.
- Ao falar use frases curtas e fale somente coisas bem concretas.
- Fale sobre coisas que você está fazendo ou que estão acontecendo. Ex: “Sua bola caiu”; “Você vai gora beber água”; “A mamãe está lavando os pratos”.

Visão
- Mostre ao seu filho aquilo que você está fazendo. Mostre a xícara, a colher, o arroz.
- Diga sempre o nome das coisas enquanto as mostra.
- Deixe seu filho olhar em baixo da mesa, dentro das gavetas e demais lugares da casa.
- Quando estiver fora de casa aponte as flores, os carros, os animais, as pessoas, os lugares, ao passo que você vai nomeando-os.


Tato
- Dê a seu filho a oportunidade de toca e sentir as coisas. Deixe-o sentar-se na grama e rolar. Deixe-o ocasionalmente, sujar-se de areia, lama ou tinta (não tóxica). Deixe-o brincar com água (cuidado para não deixá-lo sozinho ou se estiver gripado faça outra atividade). Vá nomeando as ações daquilo que está fazendo com ele.
- Faça-o sentir a diferença de um contorno e uma linha reta, uma superfície lisa e uma áspera, a temperatura quente e a fria, o sol e a chuva. Ensine-o as diferentes sensações.


Escutar sons do ambiente
- leve seu filho a aprender a prestar atenção aos sons do ambiente. Diga a ele: “Olha, a porta bateu – quando a porta bater”; “Olha, o carro buzinou”; mostre o canto dos pássaros, o barulho das panelas na cozinha, a vizinha chamando na porta, o latido do cachorro, a música que passa, o carro de som, etc.

Paladar
- Deixe seu filho usar a boca e o nariz para explorar o mundo e as coisas (mas, cuidado com a higiene dos objetos).
- Mostre-o a diferença de sabores: bom, ruim, salgado, doce, azedo, etc.


Odor
Algumas crianças só usam a exploração oral e nãos abem explorar os objetos/coisas pelo cheiro.
- Ensine seu filho a cheirar uma flor, um prato de comida, sentir o odor das fezes, e vá ensinando os cheiros agradáveis e desagradáveis.


Ações
- Mostre a seu filho como sacudir, mexer, balançar, empurrar, puxar dizendo o nome das ações que estão sendo feitas. Mostre como se pode usar os objetos.        

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário